quinta-feira, 26 de março de 2009

Shia LaBeouf está sob Controle Absoluto (Dica de Filme)


Informações Técnicas
Título Original: Eagle Eye
Gênero: Ação / Thriller
Duração: 117 min
Origem: EUA
Sinopse
Jerry Shaw e Rachel Holloman são dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma mulher desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a misteriosa voz os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas usando a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Enquanto a situação se agrava, essas pessoas comuns tornam-se os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo. Lutando por suas vidas, Jerry e Rachel viram brinquedos de um inimigo sem rosto que parece conseguir manipular tudo o que eles fazem.

EXTRAS: A idéia de "Controle Absoluto" surgiu vários anos atrás na mente do produtor executivo do filme Steven Spielberg. “O conceito inicial de Steven focava na idéia de que a tecnologia está em toda parte”, diz o co-produtor do filme Pete Chiarelli. “Mas e se a tecnologia que nos cerca, que nós amamos e da qual dependemos de repente fosse usada de forma que pudesse causar mal, ficando completamente fora de controle?”, ele questiona. “Steven sempre quis que as pessoas saíssem do cinema e desligassem seus celulares e BlackBerrys, tamanho o medo”, acrescenta o produtor Alex Kurtzman [de Transformers], lembrando a maneira como o público temia nadar no mar depois de assistir ao blockbuster de Spielberg, Tubarão, de 1975.

Meu Comentário a Respeito do Filme
O que você espera de um filme que conta com o aval e a produção executiva de Steven Spielberg? O que aguardar de uma dupla formada por atores bem-sucedidos em filmes de ação? Shia LaBeouf (Transformers) e Michelle Monaghan (Missão Impossível 3) fazem de Controle Absoluto um filme muito acima da média e que vai impressionar você com tamanha velocidade e intensidade no desenrolar da trama. Está certo que a forma como o tema do filme foi retratado merece o título de "bastante improvável", mas ainda assim é possível.

Os efeitos gráficos neste filme eram inevitáveis, mas eles foram bastante reduzidos em relação a outros blockbusters do gênero. Controle Absoluto vai te deixar preso no sofá (ou na cama) até a metade de sua totalidade por conta da ação ininterrupta e das mirabolantes situações envolvendo os personagens principais. Na outra metade, você vai se preocupar apenas em saber como tudo vai acabar. Que fim vai ter? É nessa parte que senti um gostinho amargo depois de degustar tanta doçura. Excitante doçura. O desfecho foi aceitável, mas merecia algo maior, mais impactante. Nem por isso torna o filme menos genial.

Nota 8,5.

Nenhum comentário: