domingo, 4 de outubro de 2009

Muy Amigo

idiota01

idiota02

- Toma! Cale a matraca, seu animal! Esqueceu que os caçadores estão por perto?

O lobo etíope (Canis simensis), também chamado lobo abissínio, é um dos mais raros e mais ameaçados canídeos. A sua distribuição resume-se a áreas da Etiópia e Eritreia, normalmente acima dos 3,000 m. Atualmente existem menos de 500 indivíduos adultos em meio selvagem.

Áreas onde ainda se acham os lobos etíopes:

mapa

Leia essa notícia que encontrei no Folha On-Line:

Lobo mais raro do mundo é ameaçado por vírus de cão

Ele é considerado por conservacionistas o lobo mais raro do mundo – há menos de 500 indivíduos na natureza. E está sendo ameaçado por um vírus comum aos cães domésticos: o da raiva.lobo01

O lobo-etíope vem sendo estudado por equipes multidisciplinares que tentam criar uma "barreira anti-rábica" em torno dos grupos existentes nas montanhas do país africano. Para isso, especialistas da Universidade de Oxford e conservacionistas estão vacinando os próprios lobos.

A ação foi iniciada após os resultados desanimadores da vacinação dos cães que vivem perto dos lobos.

Os cachorros são animais domésticos do povo oromo, que habita a região do Parque Nacional das Montanhas Bale e também convive com os lobos.

Milhares de cães são vacinados todos os anos, mas isso não impediu a proliferação do vírus entre os lobos.

"Catorze já morreram e testes de laboratório confirmaram nosso pior medo: lobo02estamos frente a uma outra explosão potencialmente devastadora", afirma Claudio Sillero, da unidade de conservação da vida selvagem da Universidade de Oxford, no site da instituição. "Se não houver monitoramento, a raiva poderá matar mais de dois terços de todos os lobos em Bale", completou.

A vacinação dos lobos começou no fim de outubro, sob coordenação de Sillero e de Fekadu Shiferaw, do Programa de Conservação do Lobo Etíope.

"Rastrear e vacinar esses animais não é uma tarefa fácil", considera Silleto. "Nossa equipe de veterinários viaja a cavalo e acampa e m montanhas remotas de grande altitude com temperaturas abaixo dos -15ºC."

Apesar das adversidades, o programa tem obtido bons resultados.lobo03

Nas duas primeiras semanas, já foram imunizados 46 lobos.

Para a conclusão do "cinturão sanitário" em torno dos animais, estão sendo vacinados prioritariamente os indivíduos com maior probabilidade de contato com os cães.

Postei algo diferente desta vez, pois fiquei simplesmente maravilhado com a beleza desse animal. E você? O que achou? Opine.

Nenhum comentário: