terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os tímidos falam pouco, mas pensam muito

Os tímidos costumam ser ótimos para os outros, mas péssimos para si mesmos. Nem sempre tal afirmativa faz-se verdadeira mas você há de convir que a grande maioria daquelas pessoas caladinhas, que só vivem no seu canto, gostariam mesmo é de ter forças para produzir muito mais de si para todos. Elas restringem seu vínculo social selecionando apenas as pessoas que as chamaram e as atraíram de alguma forma, nunca aquelas que sequer lhe dão bola.

Isso é ruim, de um modo geral, para o desenvolvimento dessa pessoa. Eu mesmo, olhe só, sou extremamente tímido (mas estou melhorando). No colégio, sempre tive problemas para apresentar trabalhos diante da classe. Ir cumprir um afazer dado pelo professor a mim perante o diretor ou quem quer que seja sempre me saiu como um grande sacríficio, pois na maioria das vezes eu não sabia como me expressar, com medo de errar e falar alguma bobagem. Tal impedimento em muito me atrapalhou, embora eu reconhecesse ter grande potencial para tudo o que fizesse.

Notei, e noto até hoje, uma capacidade enorme que as pessoas tímidas tem de analisar as coisas. Isso acontece justamente por sua deficiência em se relacionar com os outros. Como não se abrem para as pessoas, e, por não as conhecer direito, tendem a analisar meticulosamente seus atos e manias. O resultado é: sua capacidade de observação e raciocínio se aprimoram drasticamente. É claro que suas conjecturas e conclusões não são totalmente certeiras, mas a maior parte das verdades ela acerta.

Na minha opinião, a melhor saída é buscar fugir um pouco (ou muito, dependendo da pessoa) dessa reclusão simbólica que a tantos encarcera, dosando o observar e o provar. Se provarmos de um bom relacionamento com os outros, fatalmente seremos mais felizes, pois nós tímidos não precisaremos mais viver apenas na expectativa de tentar descobrir de longe como são as coisas. Pensar em fazer é bom, mas fazer o que pensou é ainda melhor.

Um abraço. Até mais...

Por Paulo de Tarso.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texto... concordoo

:)

Dallas Diego disse...

Vc nao tem ideia de como eu tenho problemas com a timidez...chego a me aborrecer comigo mesmo.
Já perdi muita coisa por causa dessa tal "doença".

Abraços, bom texto!