sábado, 24 de janeiro de 2009

Ecxporte - Um giro pelo futebol

Eu sei que pouquíssima gente quer saber de futebol em blogs como o meu, mas me propus a escrever sobre isso e ainda um pouco mais.

Futebol Brasileiro


O campeonato carioca começa hoje. O mineiro também. Em outras partes do país a bola já rolava há duas semanas. A temporada está borbulhando no seu início. Espero que a paz predomine nos estádios e a qualidade das competições esteja superior a do ano passado.

Visitei a coluna do Lédio Camona no site do Globoesporte e me deparei com a lista pessoal dele a respeito dos favoritos ao título dos Estaduais. Confira:

Bahia - Vitória
Brasília - Brasiliense
Ceará - Fortaleza
Goiás - Atlético-GO
Minas Gerais - Cruzeiro
Paraná - Coritiba
Pernambuco - Náutico
Rio de Janeiro - Flamengo
Rio Grande do Norte - ABC
Rio Grande do Sul - Internacional
Santa Catarina - Avaí
São Paulo - Corinthians

Dessa lista só contesto São Paulo e Rio Grande do Sul. O Corinthians está forte? Muita gente considera que sim, mas eu ainda acho o São Paulo difícil de ser batido. No RS o Grêmio deve bater de frente com o Inter e a definição do campeão não será fácil. Em Minas, o meu Cruzeiro vem de duas vitórias no torneio Verão, sagrando-se campeão de um torneio que serviu para ver como o time está se portando em jogos oficias. Contra o Atlético-MG a partida foi razoavelmente boa, mas contra o Nacional do Uruguai os celestes me convenceram, aplicando 4 a 1. As expectativas são as melhores. Aguardem o Cruzeiro na Libertadores.

Futebol Internacional

O meu destaque vai para a lista elaborada pela IFFHS considerando o desempenho desde 1º de janeiro de 1991 de todos os times do mundo. O Barcelona foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol o melhor time do mundo nos últimos 18 anos. O ranking do instituto contabiliza as conquistas nacionais e internacionais desde 1991. A lista contém 204 clubes. Destes, 15 são brasileiros e o São Paulo é o melhor do Brasil, em 17º. O Grêmio é o segundo brasileiro mais bem colocado, em 33º, e o Cruzeiro é o terceiro, em 36º no ranking geral. Fiquei feliz com essa notícia, embora saiba que nunca irão valorizar as conquistas dos times sul-americanos. Tanto é verdade que o River Plate-ARG só aparece em nono e o Boca Juniors-ARG nem está entre os dez primeiros.

Nenhum comentário: