sábado, 5 de setembro de 2009

Esquece Aquela Balela de Blogar por Dinheiro (se você realmente não tiver certeza de que quer publicar anúncios em seu blog)

Hummm... um assunto que muitos blogueiros já procuraram pesquisar com certo afinco, como eu, por exemplo. Outros buscaram informações de maneira superficial, mas há aqueles que nunca pensaram em ganhar dinheiro com blog. Todos devem ser respeitados. Cada um segue pelo caminho que quer andar, ou pelo caminho que pensa querer trilhar.

Não serei hipócrita. Pensei em ganhar dinheiro com o meu blog em determinado momento de sua existência. Não era esse o meu objetivo quando criei um, mas ao longo do tempo, como quis dar uma turbinada nele, busquei opções, pesquisei a respeito de anúncios, ferramentas de otimização e melhora do meu blog no rank dos sites de busca. Depois de quase abrir uma conta no Google Adsense, concluí que era bobagem tentar ganhar dinheiro com o Blog do Paulinator (antes era Blog do Paulo). Levei em conta o fato de não estar aqui para escrever e simplesmente atrair as pessoas a clicarem num anúncio qualquer. Relevei o fato de que se eu quisesse mesmo faturar uns trocos, deveria estar disposto a fazê-lo sem medo de ser discriminado, ou até mesmo sentir remorso por isso.

Apesar de ser algo simples, cabe a cada um de nós escolher o que quer realmente fazer com o seu respectivo blog. Às vezes isso não é fácil. Eu pensei em publicar textos literários. No início fiquei empolgado ao publicá-los, mas desanimei. Aos poucos, com o surgimento da idéia de escrever um livro, voltei-me para as opções existentes de publicidade, e enxerguei no blog uma forma de alcançar status e reconhecimento que provavelmente abririam portas para mim no mercado editorial brasileiro, já tão saturado de escritores, repleto também de grandes e tradicionais editoras que só valorizam autores renomados.

Pensando nisso, avistei o meu real objetivo com o blog: reconhecimento. Tenho talento. Não serei modesto. Quero publicar um livro que já está pronto. Falta apenas terminar de revisá-lo. Ainda tem uma série que estou escrevendo que poderá – se meus planos não mudarem – ressuscitar os extintos folhetins publicados em periódicos diários ou semanais nas remotas décadas passadas. Meus olhos se abriram. Eu não me senti à vontade para publicar banners anunciando algum produto. Eu queria que lessem meus textos e não que tornassem o meu blog numa espécie de intermediário em uma transação comercial. Tracei meus objetivos e apesar de estarem caminhando até eles lentamente, detenho em mim a certeza de que vou cumprir minhas metas. Meu lema é: CQC – Custe o Que Custar.

Então, meu amigo leitor, se você se sente como eu e não quer colocar aqueles anúncios do adsense pois se sente um candidato à quase mercenário, com certeza não vale a pena ficar com a consciência pesada. É melhor deixar de lado. Se você quer ganhar dinheiro – e vai ter de lutar muito por isso, pois é difícil até mesmo ganhar uns trocados – com o seu blog e não sente que está ferindo seus princípios, vá em frente. Dinheiro é bom e todo mundo gosta de tê-lo sempre em mãos.

Nenhum comentário: