sábado, 12 de dezembro de 2009

Cruzeiro na Pré-Libertadores de 2010. Dar parabéns é nota de rodapé

O time entrou no segundo turno desacreditado (estava em 14º), dito por muitos como uma equipe abatida pela perda da Copa Libertadores da América e sem forças para subir no Brasileirão. Calem-se esses falsos profetas de meia-tigela. O Cruzeiro terminou o segundo turno como o melhor time ao lado do Flamengo, disparados na pontuação (40) em relação ao terceiro colocado São Paulo (32). Uma recuperação admirável, mas não espantosa. Era de se esperar, com o elenco qualificado que tem e a estrutura invejável a qualquer clube do mundo, que o Cruzeiro se recuperasse do vice-campeonato do maior e mais importante torneio de futebol da América.

O Cruzeiro manteve a mesma base do ano de 2008 – uma equipe forte que terminou a competição do ano passado em 3º lugar – e que apesar de perder Ramires e Wagner, dois importantíssimos jogadores, e sofrer com as sucessivas lesões de diversos jogadores do elenco ao longo da temporada, mostrou um poder de superação digno de aplausos e não apenas simplórios parabéns que vi muita gente dando por aí. A imprensa nacional focou suas lentes e discussões no título Flamenguista (Justo) e na violência no Couto Pereira (Obrigação), bem como no fato de o Fluminense ter se mantido na primeira divisão (Louvável). O absurdo foi ver darem tanto espaço ao Palmeiras. O time caiu pelas tabelas e ainda ganhou esse destaque todo? É claro que chegou a ser o primeiro, ter o campeonato na mão – eu mesmo disse entre amigos que o único garantido na Libertadores há dez rodadas atrás era o Palmeiras –, mas... E o Cruzeiro? Parabéns ao Cruzeiro? O time acreditou até o fim, fez sua parte e contou com a sorte? Parabéns ao time de Belo Horizonte (Odeio quando falam Cruzeiro de Belo Horizonte. Até parece que ninguém sabe de onde o time é)? Um beijo e tchau? Nada disso. Eles tiveram méritos muito maiores do que os reconhecidos. Os caras foram a Santos e ganharam com um jogador a menos. Para mim, é como se o campeão do campeonato tivesse sido o Cruzeiro. Me deram muita alegria. Estou orgulhoso. Dar parabéns é o mínimo.

O time merece um destaque maior no cenário nacional. No ranking anual da IFFHS o Cruzeiro é o melhor de todos os brasileiros (9º colocado no mundo). Quem falou? Poucos falaram. O time azul celeste (agora azul degradê, um uniforme bem bonito por sinal) é o melhor brasileiro do século XX. Quem falou? Procurei em sites de internet e vi reportagens consideráveis. Mas e em jornais e revistas de grande circulação? Notas do tamanho de lembretes de geladeira. E nas tevês abertas em rede nacional? Cadê? Montamos equipes competitivas com metade da receita dos paulistas e cariocas. Com certeza nos superamos. Com certeza somos mais competentes. Com certeza seremos tricampeões das Américas no ano que vem, para, enfim, pela primeira vez, sermos os maiores do mundo no Mundial de Clubes.

Parabéns, Cruzeiro! Temos o melhor goleiro do Brasil! Fábio! Você merece muito mais. A seleção do Campeonato Brasileiro está incompleta sem você.

Adílson Batista. Você deveria estar no Top 3 dos técnicos. É nisso que dá eleger “os melhores” sem esperar o término do campeonato. Celso Roth está com o nomezinho dele lá na CBF, mas foi demitido do “Galo Flanelinha” na última rodada e deixou o time em 7º colocado depois de ficar 24 rodadas no G-4. O Adílson deveria estar na lista. Melhor que ele, só o Andrade e o Silas – o novo contratado do Grêmio que levou o fraco e sem expressão Avaí a ficar entre os seis melhores do campeonato.

Adílson! Você tem o meu apoio.

Saudações azuis. Um abraço.

Vamos Cruzeirooooooo!!!!!

Feliz 2010!!!

Um comentário:

FRAN "O Samurai" disse...

Fala Paulo.

Estou sem computador, mas não esqueci de desejar um Feliz Natal para os meus amigos e amigas. Desejo muitas felicidades, paz e saúde para você! E que o ano que vem seje de muitas conquistas.

Um abraço e Boas Festas.