quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Yu Yu Hakusho, O Melhor Anime

Já postei aqui algumas crônicas, mensagens, parábolas, homenagens a algumas pessoas, mas nunca a um desenho animado, em especial um anime japonês. Decidi contemplar um que assisti pela primeira vez, se não me engano, aos 9 ou 10 anos: Yu Yu Hakusho.

Como alguns sabem Yu Yu Hakusho é uma série de mangá escrita e desenhada pelo manga-ka Yoshihiro Togashi e, posteriormente, adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot.

O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de Outubro de 1992 à 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 90 pela extinta Rede Manchete em Março de 1997 trazida pela falida Tikara Filmes. Em 2004 o anime foi reprisado com nova dublagem pelo canal a cabo Cartoon Network.

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um "Bad Boy" que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos principalmente o Mundo Espiritual (Reikai), Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para voltar como Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas (Makai) que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens (Ningenkai).

Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara, um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke, e Kurama e Hiei, dois Youkais que se aliaram a Yusuke após serem derrotados pelo detetive.

Yu Yu Hakusho possui uma trama envolvente recheada de belas lutas, sem muita enrolação - o que torna os episódios enfadonhos - e com certo nível de teor original. Na época em que foi lançado o mangá e, posteriormente, o anime, ele bateu de frente com uma das sensações da época que era o também excelente Dragon Ball. O sucesso elevou Yusuke Urameshi e seus companheiros a um patamar importante na cultura japonesa e, logo em seguida, mundial.

Quando assisti pela primeira vez, fui envolvido pelo clima maravilhoso que a trilha sonora oferece. A cada episódio, você se envolve cada vez mais e vai percebendo nitidamente a evolução dos personagens. Ao contrário - só para citar um que eu conheço - de
Pokemon, Yu Yu Hakusho tem um início e define seu fim de maneira estupenda. Voltei a assisti-lo a poucos meses e terminei anteontem. Não pude conter minha alegria ao ver e ouvir as cenas e o áudio da luta entre Yusuke e Yomi, no penúltimo episódio (111). Foram momentos que relevaram um já pronunciado sentimento de saudade. Dizer adeus a algo que terminou em seu alge é quase intragável, mas ao menos tenho o prazer de ver e rever tal saga apaixonante e sensacional. É uma pena que só tenha sido reprisada na Tv paga, pois a maioria dos fãs não têm esse acesso a televisão por assinatura, mas tem aí a internet - que nem todos têm também - e os DVD's lançados para quem quiser ver ou rever. De qualquer maneira, a minha torcida e a torcida dos fãs é que o melhor anime das últimas décadas seja passado novamente em um canal da televisão aberta. Aí sim a nova geração de crianças conhecerá o que é desenho japonês de verdade.
Fica aqui registrada a minha homenagm a Yusuke Urameshi, Kurama, Kuwabara, Hiei e compania.

Nenhum comentário: