sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Frasear.com: Comentando algumas frases do dia


“Bondade consiste em amar as pessoas mais do que elas merecem.” - Joseph Joubert


Joseph Joubert, para quem não sabe, foi um escritor ensaísta francês responsável por algumas célebres frases que influenciam vidas de pessoas até os dias de hoje. Quanto a essa frase citada acima, ele não só tem razão como também explora um lado do ser humano hoje muito abafado pelo atual modo de vida. Cada vez mais somos materialistas, importando-nos menos com sentimento do próximo ou até desprezando aqueles que sequer conhecemos. É uma questão complexa junto à natureza humana que a cada dia caminha para um egocentrismo globalizado. É certo que cada um tem o seu lado bom, mas tem tornado-se comum deixarmos de lado nossa bondade externa para cultivarmos nossa bondade interna, isto é, voltada para nós mesmos. Ser bom, nada mais é que ser pacífico na hora certa e agressivo no momento decisivo.

“Os talentos atingem metas que ninguém mais pode atingir; os gênios atingem metas que ninguém mais pode ver.” - Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX. Essa frase é interessante, pois ela retrata duas posições existentes com relação às virtudes humanas. Talentos atingindo metas que ninguém mais pode atingir é o lado bom da frase. Na primeira parte, o filósofo exalta o crescimento da espécie humana com suas próprias virtudes intelectuais, físicas e espirituais. Já na segunda, percebo ali, uma crítica ao desenvolvimento de novas tecnologias a partir das pesquisas comandadas pelas melhores mentes do planeta. Ao dizer: “os gênios atingem metas que ninguém mais pode ver”, claramente ele quer nos falar: “Os gênios atingem metas tão absurdamente avançadas, que se tornaram valiosíssimas e secretas, prontamente úteis para quem tem poder”. Eis aí, os dois lados da nossa capacidade de ver, pensar, planejar, agir e melhorar.


Nenhum comentário: