domingo, 17 de maio de 2009

Podem engolir a Terra!

Como vocês sabem, estou lendo Anjos e Demônios. No livro Dan Brown dá uma pincelada bem interessante a respeito da aceleração de partículas pelo CERN. Pesquisei sobre essas experiências e olha o que descobri:

No ano passado o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) anunciou que iria ligar o acelerador de partículas Large Hadron Collider (LHC).

O LHC é o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, tendo custado cerca de 3,9 mil milhões de euros e contado com o colaboração de mais de 2.000 físicos provenientes de dezenas de países.

Feixes de protões de hidrogênio foram acelerados a velocidades próximas à da luz com o objetivo de colidir em quatro câmaras de detecção do tamanho de um carro, onde serão aniquilados por temperaturas mais quentes que as do Sol.

Os cientistas esperam desta forma reproduzir as condições em que se deu a grande explosão cósmica Big Bang, assim como confirmar a existência da 'Partícula de Deus', a última peça que falta para completar o modelo teórico realizado pelos físicos e que pode explicar a origem do Universo.

Agora, vem um problema. Um grupo de cientistas apresentou uma denúncia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo, para que seja paralisado o teste do Grande Colisor de Hádrons (LHC), da Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern), diante do risco de que um buraco negro seja gerado.

O risco existe, apesar de muito pequeno, mas dá medo. Veja um vídeo que mostra como seria se a Terra fosse engolida por um Buraco Negro:


Nenhum comentário: